Catálogo

Curso

En su sexta edición, el curso Fotografiando el Inconsciente llega por la primera vez en Barcelona en 2018.

Sobre

Vitor nasceu em Brasília (Brasil) em 1986, mas se sente um cidadão do mundo, tendo viajado e morado em vários países. Atualmente vive em Barcelona, Espanha. Vitor é apaixonado pela escalada e pela causa vegana, à qual se dedica através do projeto trilingue The Vegan Utopia.

Humanos

É na presença de outro que nos compreendemos. Ao testemunhar um sorriso, um lamento, um olhar distante ou um olhar profundo, aprende-se um pouco mais sobre a natureza humana. O retrato ensina sobre essa pluralidade da alma, não necessariamente como alusão ao que é espiritual, mas como essência, algo que compartilhamos em cada próximo, independente de nacionalidade, gênero, idade ou etnia.

Os retratos selecionados para compor esta série visitam picos e abismos da condição humana, em uma busca que não tem começo nem fim. Alguns dos retratados sabiam da presença da câmera, e talvez tenham ensaiado a ela mostrar uma face que bem lhes representasse. Outros, no entanto, estavam completamente ausentes da existência de um observador, que, atento, tentava extrair-lhes a tal essência; tentativa vã, tendo em vista que a alma jamais se mostra por inteiro, mas tentativa válida, ao capturar, em um brevíssimo instante, algumas das cores refratadas por esse orgânico prisma.

 

“Os retratos são o espelhamento do corpo do artista, personagens emprestados como seu alter ego. Surgem como frutos do ambiente, criaturas simbióticas, transeuntes submergidos, reflexivos em uma tomada filosófica a que Schietti também se impõe, analisando o destino em busca de uma urgente transcendência. Indicam a qualidade essencial dos espaços na definição do caráter humano e a controvérsia inerente à paisagem.” (Ralph Gehre)