Original work

Blog

Series of photos, videos and texts that I collect along the way.

Catalog

Explore a selection of Vitor Schietti's fine art prints available. Delivery to any country in the world.

Curso

In its sixth edition, the Photographing the Unconscious workshop arrives for the first time in Barcelona in 2018.

About

Vitor was born in Brasilia (Brazil) in 1986, but feels like a citizen of the world, having travelled and lived in many countries. He currently lives in Barcelona, Spain. Vitor is passionate about rock climbing and the vegan cause,  which he dedicates himself to through the project The Vegan Utopia.

why calefaction? porque calefação?

Por que Calefação?

Home

Humans

É na presença de outro que nos compreendemos. Ao testemunhar um sorriso, um lamento, um olhar distante ou um olhar profundo, aprende-se um pouco mais sobre a natureza humana. O retrato ensina sobre essa pluralidade da alma, não necessariamente como alusão ao que é espiritual, mas como essência, algo que compartilhamos em cada próximo, independente de nacionalidade, gênero, idade ou etnia.

Os retratos selecionados para compor esta série visitam picos e abismos da condição humana, em uma busca que não tem começo nem fim. Alguns dos retratados sabiam da presença da câmera, e talvez tenham ensaiado a ela mostrar uma face que bem lhes representasse. Outros, no entanto, estavam completamente ausentes da existência de um observador, que, atento, tentava extrair-lhes a tal essência; tentativa vã, tendo em vista que a alma jamais se mostra por inteiro, mas tentativa válida, ao capturar, em um brevíssimo instante, algumas das cores refratadas por esse orgânico prisma.

 

“Os retratos são o espelhamento do corpo do artista, personagens emprestados como seu alter ego. Surgem como frutos do ambiente, criaturas simbióticas, transeuntes submergidos, reflexivos em uma tomada filosófica a que Schietti também se impõe, analisando o destino em busca de uma urgente transcendência. Indicam a qualidade essencial dos espaços na definição do caráter humano e a controvérsia inerente à paisagem.” (Ralph Gehre)